terça-feira, 8 de março de 2011

O que é equoterapia?

A equoterapia é um tratamento de reabilitação para pessoas com deficiências ou necessidades especiais. E o cavalo é um instrumento terapêutico que auxilia o paciente de forma física, psicológica e social e ainda, proporciona equilíbrio e postura.

Por indicação médica, essa modalidade também trabalha o movimento não só do corpo e dos músculos, mas a concentração, conscientização e coordenação motora.

Além disso possuir contato direto com a natureza e com o mundo animal traz ao paciente mais sensibilidade e cria a oportunidade de conhecer um ambiente livre e natural. Afinal, tratamentos de reabilitação não precisam ser procedidos somente nos consultórios e hospitais para serem eficientes.

Porque utilizar o cavalo?

O relacionamento com o animal propicia uma interação afetiva. O cavalo torna-se o intermediário entre o terapeuta (que auxiliará a pessoa na sua reabilitação) e o praticante, que através desta relação (transferêncial) estará mais motivado e colaborará de forma mais efetiva para sua reabilitação.

Internacionalmente, a redescoberta da equitação com finalidades terapêuticas, trouxe consigo um “novo” enfoque na área de reabilitação, pois a ação terapêutica do cavalo sobre as pessoas portadoras de deficiências ocorre de maneira suave, mas com efeitos energéticos e sadios, impondo-lhes uma nova regra da vida: Ação, locomoção, saúde física e psíquica.

Objetivos

A pessoa com necessidades especiais, muitas vezes, tem dificuldade para explorar o mundo que a circunda, podendo com isso, gerar um déficit cognitivo em função de não conseguir acompanhar outras pessoas, pois a atividade motora de um indivíduo não diz respeito somente ao seu desenvolvimento muscular, mas contribui para o amadurecimento de todo o seu ser.

Para tanto, o objetivo da equoterapia é proporcionar a crianças, adolescentes e adultos a habilitação/ reabilitação psicomotora e o auxilio no tratamento de diversas patologias, assim como um incentivo educacional, através da equitação terapêutica.A equoterapia é um tratamento de reabilitação para pessoas com deficiências ou necessidades especiais. E o cavalo é um instrumento terapêutico que auxilia o paciente de forma física, psicológica e social e ainda, proporciona equilíbrio e postura.

Equitação terapêutica

Recomendado para todos que sofrem com o estresse e a rotina do dia a dia são oferecidas aulas de equitação para crianças e adultos, permitindo que o aluno desenvolva as habilidades e comece seus dias de maneira diferente em contato com a natureza, animais e consigo mesmo. O contato com os cavalos, sua rotina de alimentação, cuidados e manejo, estimula e promove a harmonia entre o corpo e mente.


WWW.EQUOSOUZAREZENDE.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário